PARCEIROS

39 entidades, um propósito comum.

CategorIA
Nome
Descrição
Academia da Força Aérea (AFA)
A Força Aérea tem uma vasta experiência em vigilância e monitorização marítima através de observação e imagens aéreas. Nesta Agenda contribuirá na definição de requisitos técnicos e operacionais dos sistemas; definição e validação dos casos de uso e requisitos dos verticais de segurança e emergência; desenvolvimento de cursos de curta duração e formação avançada no domínio espacial com foco em aplicações militares (em alguns casos, em parceiras com Universidades Civis).
Plus sign
AED Cluster Portugal
A AED Cluster Portugal envolve mais de 120 entidades portuguesas que trabalham nos setores da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa. Nesta Agenda irá liderar o projeto 6, centrando a sua atividade na promoção de iniciativas que visem o desenvolvimento de competências no setor, nos domínios da I&D e o projecto 8 inovação, formação, qualificação e internacionalização. A AED irá ainda divulgar e promover os projetos que constituem esta Agenda a nível global, promovendo os seus resultados, valorizando a inovação e a transferência de tecnologia e a sua transformação em novos bens e serviços.
Plus sign
AIR Centre
Organização internacional de colaboração que promove uma abordagem integrada do espaço, do clima, dos oceanos e da energia através do Atlântico. O AIR Centre será responsável pelo WP 5, definição dos requisitos dos utilizadores e serviços associados. Também participará na definição dos requisitos da Constelação Atlântica e no Planeta Digital, em particular em: monitorização da biodiversidade; estimativa de parâmetros físicos oceânicos e processamento de Big Data através de Machine Learning.
Plus sign
CEiiA
Através da sua unidade de Espaço e Oceano, o CEiiA desempenha um papel fundamental na agenda New Space Portugal, onde contribui para a engenharia de sistemas e desenvolvimento dos satélites de alta e muito alta resolução da constelação do Atlântico. Para tal, trabalhará em estreita colaboração com o integrador de sistemas de satélite, envolvendo-se igualmente na aquisição, montagem, integração e teste de subsistemas dos satélites. O CEiiA desempenhará, igualmente, um papel relevante no desenvolvimento do Planeta Digital, em duas áreas principais: infraestrutura base e aplicações baseadas em dados de satélite.
Plus sign
CoLAB +ATLANTIC
O +ATLANTIC é uma associação privada sem fins lucrativos, que atua como Laboratório Colaborativo nos domínios do Espaço e Oceano. No âmbito da agenda New Space Portugal, o +ATLANTIC contribui para o desenvolvimento de aplicações inovadoras baseadas na ciência de dados, integrando imagens de satélite, medições in-situ e modelos paramétricos e numéricos, para gerar informação de valor acrescentado.
Plus sign
INEGI
O INEGI é uma instituição pública-privada sem fins lucrativos e um dos principais centros tecnológicos do país. O INEGI contribuirá para o desenvolvimento de diversas tecnologias para sistemas integrados e sub-compoentes, promovendo a súbida do nível de TRL associado, especifcamente na área de projeto orientado a processos de fabrico, materiais e estruturas leves, mecanismos, equipamentos mecânicos de suport terrestes (MGSE) e tecnologias avançadas de fabrico. Relativamente à Constelação VDES, contribuirá para o desenvolvimento e produção de uma nova antena VDES.
Plus sign
INESC-TEC
O INESC TEC é uma associação privada de investigação, sem fins lucrativos, que se dedica à investigação científica e desenvolvimento tecnológico, à transferência de tecnologia, à consultoria e formação avançada e à pré-incubação de novas empresas de base tecnológica, com mais de 800 investigadores. Na agenda New Space Portugal, contribuirá para o desenvolvimento de algoritmos de habilitação de processamento a bordo, incluindo técnicas de pré-processamento, para a Constelação de Muito Alta Resolução, e para o estudo dos desafios inerentes à definição de uma plataforma única de acesso a dados para uma infraestrutura de computação em "clould" no Planeta Digital.
Plus sign
Instituto de Telecomunicações
O Instituto de Telecomunicações (IT) tem como missão criar e disseminar conhecimento científico no domínio das telecomunicações, e apoiar iniciativas de formação avançada de recursos humanos, no mesmo domínio. O IT irá desenvolver uma gateway IoT, uma ground station para a transmissão de dados IoT e um front-end rádio e antenas para o payload de constelações de satélite de alta resolução. O IT irá ainda colaborar no desenvolvimento de antenas para comunicações em VDES.
Plus sign
IPN
O Instituto Pedro Nunes (IPN) promove a Inovação e estabelece a ligação entre a comunidade científica e as empresas, sendo responsável pelo ESA Space Solutions Portugal, em particular o programa ESA Business Incubation Centre a nível nacional. O IPN será responsável por liderar o WP 8, impulsionando actividades de inovação e empreendedorismo no ecossistema espacial português.
Plus sign
ISQ
O ISQ é uma entidade privada portuguesa e, no setor aeroespacial, onde está presente há 20 anos, os seus principais serviços são: Ensaios Experimentais até TRL 6; Inspeções Técnicas e Operações no Centro Espacial Europeu; Engenharia de suporte. No âmbito da New Space Portugal, o ISQ irá desenvolver as atividades de Verificação e Validação no desenvolvimento e lançamento das constelações de HR, VHR, SAR e VDES, acompanhando a definição de especificações, documentação, conceção, implementação e execução de campanhas de teste. No Planeta Digital, o ISQ irá desenvolver dois novos serviços baseados em dados EO e modelos avançados de IA, para dar resposta a desafios colocados pelas alterações climaticas.
Plus sign