PARCEIROS

39 entidades, um propósito comum.

CategorIA
Nome
Descrição
Academia da Força Aérea (AFA)
A Força Aérea tem uma vasta experiência em vigilância e monitorização marítima através de observação e imagens aéreas. Nesta Agenda contribuirá na definição de requisitos técnicos e operacionais dos sistemas; definição e validação dos casos de uso e requisitos dos verticais de segurança e emergência; desenvolvimento de cursos de curta duração e formação avançada no domínio espacial com foco em aplicações militares (em alguns casos, em parceiras com Universidades Civis).
Plus sign
AED Cluster Portugal
A AED Cluster Portugal envolve mais de 120 entidades portuguesas que trabalham nos setores da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa. Nesta Agenda irá liderar o projeto 6, centrando a sua atividade na promoção de iniciativas que visem o desenvolvimento de competências no setor, nos domínios da I&D e o projecto 8 inovação, formação, qualificação e internacionalização. A AED irá ainda divulgar e promover os projetos que constituem esta Agenda a nível global, promovendo os seus resultados, valorizando a inovação e a transferência de tecnologia e a sua transformação em novos bens e serviços.
Plus sign
AIR Centre
Organização internacional de colaboração que promove uma abordagem integrada do espaço, do clima, dos oceanos e da energia através do Atlântico. O AIR Centre será responsável pelo WP 5, definição dos requisitos dos utilizadores e serviços associados. Também participará na definição dos requisitos da Constelação Atlântica e no Planeta Digital, em particular em: monitorização da biodiversidade; estimativa de parâmetros físicos oceânicos e processamento de Big Data através de Machine Learning.
Plus sign
BEE2FIRE
A BEE2FIRE afirma-se globalmente como uma empresa de I&D de Produtos Digitais, onde se enquadram soluções de IoT transversais a vários mercados. Na New Space Portugal participará no desenvolvimento de uma solução, assente em imagens satélite e tecnologia computer vision que permita com elevada granularidade detetar e monitorizar a evolução de fogos florestais com algoritmos de AI incorporados.
Plus sign
CEiiA
Através da sua unidade de Espaço e Oceano, o CEiiA desempenha um papel fundamental na agenda New Space Portugal, onde contribui para a engenharia de sistemas e desenvolvimento dos satélites de alta e muito alta resolução da constelação do Atlântico. Para tal, trabalhará em estreita colaboração com o integrador de sistemas de satélite, envolvendo-se igualmente na aquisição, montagem, integração e teste de subsistemas dos satélites. O CEiiA desempenhará, igualmente, um papel relevante no desenvolvimento do Planeta Digital, em duas áreas principais: infraestrutura base e aplicações baseadas em dados de satélite.
Plus sign
CoLAB +ATLANTIC
O +ATLANTIC é uma associação privada sem fins lucrativos, que atua como Laboratório Colaborativo nos domínios do Espaço e Oceano. No âmbito da agenda New Space Portugal, o +ATLANTIC contribui para o desenvolvimento de aplicações inovadoras baseadas na ciência de dados, integrando imagens de satélite, medições in-situ e modelos paramétricos e numéricos, para gerar informação de valor acrescentado.
Plus sign
DSTelecom
O papel da dstelecom no projeto New Space Portugal passa por desenvolver um sistema LoRa IoT baseado em satélite, o qual inclui antenas, front-ends e um SDR. A comunicação é realizada diretamente entre os sensores IoT e o satélite, isto é sem utilizar um agregador, e o downlink dos dados é concretizado pela mesma antena de uplink, a qual comunica com uma estação de terra desenvolvida para o efeito.
Plus sign
EVOLEO
A EVOLEO é uma PME com competências transversais de engenharia para atuar em três áreas: Espaço, Infraestruturas e Indústria. Na área do Espaço engloba quatro vetores de negócio: equipamentos de teste (EGSE); unidades de computação (OBC e ICU); fontes de alimentação e unidades de distribuição de energia (EPS) e engenharia de desenho digital. Na agenda New Space Portugal, a EVOLEO contribui para a Constelação de Alta Resolução (HR) no desenvolvimento dos sub-sistemas de Energia (EPC), Controlo e Computação (OBC) e teste (EGSE).
Plus sign
FHP
A Frezite High Performance (FHP) conta com mais de 15 anos de actividade no sector espacial, principalmente em estudos para a Agência Espacial Europeia, como desenvolvimento e fornecimento de hardware de voo para missões científicas da ESA. No âmbito da constelação de satélites VHR Atlantic, irá trabalhar no sistema térmico, com o desenvolvimento e fornecimento de isolamentos térmicos, como o Multi-Layer Insulation, no desenvolvimento de COPVs e, por último, na na estrutura dos satélites (tubo central). Na constelação VDES, apoiará o desenvolvimento, produção e industrialização da antena VDES.
Plus sign
GEOSAT
GEOSAT é uma empresa de Observação da Terra que possui e opera os seus próprios satélites de alta e muito alta resolução para, a partir do Espaço, recolher imagens e dados sobre o território. É um dos dois operadores de satélites de muito alta resolução na Europa e, no seu trabalho quotidiano, leva o potencial da OT a partir do Espaço a Pessoas, Empresas e Instituições de todo o mundo. Com experiência adquirida ao longo de mais de uma década, combinados com a flexibilidade para se adaptar às necessidades dos clientes, a GEOSAT maximiza o valor terceiro e fornece soluções à medida, ajudando simultaneamente a enfrentar os atuais desafios globais a partir do Espaço. Graças aos seus próprios satélites, que orbitam o Planeta várias vezes por dia, fornece imagens e análises de alta qualidade para obter informações de grande impacto que resultam numa melhor tomada de decisões, colocando a GEOSAT numa posição única para utilizar o Espaço e a tecnologia para melhorar a vida na Terra. É o Líder da agenda New Space Portugal e será o Operador da Constelação de Satélites do Atlântico do lado português. Será, ainda, responsável pelos projetos Gestão da Agenda e Planeta Digital.
Plus sign