O setor espacial está a evoluir rapidamente, criando oportunidades para iniciativas regionais impulsionarem a inovação, atraírem investimento e fortalecerem as indústrias nacionais. Ao longo da próxima década, até 2035, estas iniciativas irão contribuir para o desenvolvimento do ecossistema espacial, aproximar a investigação da indústria e servir de base para que países ainda não amplamente reconhecidos pelas suas conquistas no espaço se tornem líderes na área.
Para debater estas oportunidades, Emir Sirage, Director Executivo da NEW SPACE PORTUGAL, juntou-se a Alok Jha, editor de ciência e tecnologia da revista The Economist, para uma conversa no dia 4 de dezembro, em Lisboa, durante a segunda edição do Space Economy Summit: Saiba mais no artigo completo.
“A importância do Espaço” foi tema em destaque no programa Sociedade Civil, da RTP2, que contou com a participação de quatro organizações que integram a Agenda New Space Portugal: GEOSAT, CEiiA, Omnidea e N3O.
Durante a conversa, discutiu-se o desenvolvimento que o setor espacial português está a viver e a capacidade de atrair e reter talento para os projetos inovadores em curso. Projetos que, ao longo da próxima década, ambicionam posicionar o País como uma nação espacial, promovendo a tecnologia desenvolvida em Portugal nos mercados globais de Sustentabilidade, Segurança e Defesa.
Também se abordou a necessidade de mecanismos de investimento eficazes que permitam ao País consolidar uma ‘economia do novo espaço’, reforçando a importância desta aposta num setor tão estratégico como o setor espacial, atualmente em aceleradíssimo crescimento a nível mundial.
Programa completo aqui.