Voltar
15 julho, 2024

LusoSpace, líder do WP11, anuncia satélite que vai lançar em outubro

Copromotor:

A LusoSpace, líder de um dos grupos de trabalho da Agenda New Space Portugal, apresentou hoje o nanossatélite PoSAT-2, o primeiro de 12 satélites que constituirão a futura Constelação VDES. A escolha do nome deste primeiro satélite visa prestar homenagem ao PoSAT-1, o primeiro satélite português lançado para o espaço em 1993, cuja equipa o CEO da LusoSpace, Ivo Yves Vieira, fez parte integrante.  

Com lançamento previsto para outubro, a bordo do foguetão Falcon 9, da empresa norte-americana Spacex, o PoSAT-2 ficará posicionado numa órbita baixa, a cerca de 500 quilómetros de altitude da Terra, e vai permitir receber dados sobre a localização de navios e ter um novo sistema de comunicação, possibilitando que, no meio do oceano, as embarcações possam receber alertas de mau tempo ou de possíveis ameaças de piratas e enviar mensagens de socorro.

Este lançamento representará o primeiro satélite no âmbito da Agenda New Space Portugal a ir para o espaço, confirmando mais uma vez o grande objetivo desde consórcio de contribuir para a aceleração da indústria espacial portuguesa.

Voltar
Go Icon
Top