No âmbito das comemorações dos 526 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, a 20 de maio de 1498, a Marinha Portuguesa convidou a NEW SPACE PORTUGAL a juntar-se às celebrações e apresentar o trabalho deste ambicioso consórcio que pretende transformar Portugal numa nação espacial.
Ao lado do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, tivemos oportunidade de apresentar o projeto ao Ministro da Defesa, Nuno Melo, e ao Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteve, cidade que acolheu as festividades deste ano.
A Marinha – particularmente conhecedora da vigilância, monitorização e observação marítima através de meios de Observação da Terra e in-situ – é uma das entidades que integra este consórcio, contribuindo para duas áreas distintas: na definição de requisitos técnicos e operacionais, no âmbito da constelação de muito alta resolução; e na definição, validação e demonstração dos requisitos e casos de utilização dos sectores verticais da Defesa e da Emergência na plataforma de tratamento de dados Planeta Digital.
“A importância do Espaço” foi tema em destaque no programa Sociedade Civil, da RTP2, que contou com a participação de quatro organizações que integram a Agenda New Space Portugal: GEOSAT, CEiiA, Omnidea e N3O.
Durante a conversa, discutiu-se o desenvolvimento que o setor espacial português está a viver e a capacidade de atrair e reter talento para os projetos inovadores em curso. Projetos que, ao longo da próxima década, ambicionam posicionar o País como uma nação espacial, promovendo a tecnologia desenvolvida em Portugal nos mercados globais de Sustentabilidade, Segurança e Defesa.
Também se abordou a necessidade de mecanismos de investimento eficazes que permitam ao País consolidar uma ‘economia do novo espaço’, reforçando a importância desta aposta num setor tão estratégico como o setor espacial, atualmente em aceleradíssimo crescimento a nível mundial.
Programa completo aqui.