A 9ª edição da Coimbra Space Summer School (CSSS) decorreu nas instalações do Instituto PedroNunes (IPN), em Coimbra, nos dias 6, 7 e 8 de setembro. Com 39 participantes, a escola de verão deste ano acolheu também 18 estudantes internacionais do Erasmus Mundus Joint Master Degree in Planetary Geosciences - GeoPlaNet, promovido em parceria pelas Universidades de Coimbra, Nantes (França) e Gabriele d'Annunzio di Chieti/Pescara (Itália).
A CSSS é uma escola de verão dirigida a estudantes do ensino superior, investigadores, empreendedores e qualquer pessoa interessada em explorar a economia espacial ou que queira desenvolver uma ideia de negócio que utilize tecnologia espacial para aplicações terrestres. O evento incentiva os participantes a propor ideias que vão melhorar a vida na Terra através da criação de serviços ou produtos inovadores que incorporem recursos espaciais.
Este ano apresentámos o trabalho da GEOSAT aos participantes, para dar a conhecer as novas tecnologias de observação da Terra para resolver os desafios propostos no CSSS.Por fim, tivemos uma palestra sobre a Agenda NewSpace e os PRRs no dia 7 de setembro, intitulada “O futuro do espaço”.
No próximo ano será a 10ª edição da Coimbra Space Summer School e mal podemos esperar por ela!
“A importância do Espaço” foi tema em destaque no programa Sociedade Civil, da RTP2, que contou com a participação de quatro organizações que integram a Agenda New Space Portugal: GEOSAT, CEiiA, Omnidea e N3O.
Durante a conversa, discutiu-se o desenvolvimento que o setor espacial português está a viver e a capacidade de atrair e reter talento para os projetos inovadores em curso. Projetos que, ao longo da próxima década, ambicionam posicionar o País como uma nação espacial, promovendo a tecnologia desenvolvida em Portugal nos mercados globais de Sustentabilidade, Segurança e Defesa.
Também se abordou a necessidade de mecanismos de investimento eficazes que permitam ao País consolidar uma ‘economia do novo espaço’, reforçando a importância desta aposta num setor tão estratégico como o setor espacial, atualmente em aceleradíssimo crescimento a nível mundial.
Programa completo aqui.