Voltar
12 setembro, 2024

New Space Portugal na conferência Terra em Foco

Copromotor:

Numa sessão moderada por Emir Sirage, Diretor-Executivo do programa NEW SPACE PORTUGAL – intitulada “Satellite EO Constellations and Future perspectives” –, André Oliveira, da N3O, João Bentes de Jesus, da GEOSAT, Pedro Costa, da Força Aérea Portuguesa | Portuguese Air Force e Jorge Cano Martínez, da Open Cosmos (quatro entidades que participam neste consórcio), debateram os desafios que o sector nacional enfrenta nesta fase de afirmação e de crescimento, expondo as suas perspectivas sobre como Portugal se deverá posicionar para acelerar uma indústria nacional cada vez mais capaz de se afirmar nos mercados globais de Inovação, Sustentabilidade e Defesa.


Entre outros temas, André Oliveira destacou a importância de atrair e reter talento nacional e estrangeiro para o País (como, aliás a N3O já está a fazer, sublinhou), de forma a conseguirmos criar capacidade interna, garantir autonomia face a fornecedores externos e desenvolver tecnologia de forma ágil para um posicionamento mais forte na Europa.


Por sua vez, João Bentes de Jesus explicou como a GEOSAT está a equilibrar a introdução de IA no processo de tratamento de dados nas suas imagens de satélite com o know-how humano, de forma a manter sempre e garantir a fiabilidade dos seus produtos.


Já o Coronel Pedro Costa salientou a importância das futuras constelações de satélites previstas no programa da NEW SPACE PORTUGAL para a Força Aérea Portuguesa, em particular a Constelação do Atlântico, de forma a assegurar a essencial monitorização do território e vigilância da vasta zona económica exclusiva portuguesa.


Por fim, Jorge Cano Martínez reconheceu que a vinda da Open Cosmos para Portugal deveu-se à oportunidade criada pelo PRR, mas as sinergias que a equipa nacional estabelece com os restantes escritórios da empresa catalã na Europa tornou-se uma mais-valia para o desenvolvimento do seu negócio.


A sessão decorreu no 'Terra em Foco - Conferência Nacional de Observação da Terra' organizado pela Agência Espacial Portuguesa, na Universidade do Minho, e contou ainda com a participação da Tekever e da Dragonfly Aerospace. A decorrer até amanhã, o Colab +ATLANTIC, a VdA - Vieira de Almeida e a Nova SBE - Schoolof Business and Economics são algumas das outras entidades que constituem este consórcio presentes no evento.

Voltar
Go Icon
Top