A New Space Portugal integrou a delegação portuguesa deste ano na Space Tech Expo, em Bremen, naquele que é considerado o maior evento B2B da Europa para a indústria espacial. Foi uma oportunidade internacional para apresentar o programa mais ambicioso do setor espacial português, nomeadamente as constelações de satélites que estão a ser construídas em Portugal.
Organizada pela AED Cluster, organização que integra esta Agenda, o pavilhão de Portugal contou com a presença de mais três entidades que constituem este consórcio: Omnidea, ISQ e INEGI. A par disso, a delegação nacional fez-se, ainda, representar por empresas de referência no setor do Espaço como o CEiiA, LusoSpace, FHP, Spin.Works, entre outros.
Ao todo, estiveram na Space Tech Expo mais de 50 representantes nacionais, 22 organizações e 6coexpositores orgulhosamente apresentados no stand organizado pelo AED Cluster Portugal. Esta foi a maior representação portuguesa de sempre no evento, evidenciando o crescimento do setor espacial português.
“A importância do Espaço” foi tema em destaque no programa Sociedade Civil, da RTP2, que contou com a participação de quatro organizações que integram a Agenda New Space Portugal: GEOSAT, CEiiA, Omnidea e N3O.
Durante a conversa, discutiu-se o desenvolvimento que o setor espacial português está a viver e a capacidade de atrair e reter talento para os projetos inovadores em curso. Projetos que, ao longo da próxima década, ambicionam posicionar o País como uma nação espacial, promovendo a tecnologia desenvolvida em Portugal nos mercados globais de Sustentabilidade, Segurança e Defesa.
Também se abordou a necessidade de mecanismos de investimento eficazes que permitam ao País consolidar uma ‘economia do novo espaço’, reforçando a importância desta aposta num setor tão estratégico como o setor espacial, atualmente em aceleradíssimo crescimento a nível mundial.
Programa completo aqui.