Voltar
6 setembro, 2024

Coimbra Space Summer School, do IPN, celebra 10 anos com participantes de 16 nacionalidades

Copromotor:

Com mais de 30 participantes de 16 nacionalidades, a edição deste ano da Coimbra Space Summer School celebrou 10 anos de existência e não podia estabelecer esta meta com uma melhor edição.

O evento, organizado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) em parceria com a ESA Space Solutions, o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra(OGAUC) e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, realizou-se no início de setembro com o objetivo de premiar ideias de negócio que façam uso de tecnologia espacial. Nesse sentido, a semana começou com a apresentação do programa New Space Portugal, descrevendo aos participantes o que se está afazer em Portugal no setor do espaço e como o País quer evoluir nos próximos anos.

Ao longo dos três dias, os participantes – na sua maioria estudantes do Ensino Superior, oriundos de diversas universidades do País e, tal como no ano passado, alunos do mestrado internacional GeoPlaNet – tiveram a oportunidade de trabalhar em equipas constituídas por membros de diversos meios académicos com diferentes inputs para partilhar, o que permitiu a elaboração de abordagens inovadoras no solucionamento de problemas atuais. Além disso, oradores do domínio empresarial, académico e científico partilharam a sua valiosa experiência, formação e conhecimento com conferências relacionadas com a ciência do Espaço (como o impacto das tempestades geomagnéticas no sistema de transportes, pela investigadora Rute Santos), e com a vertente empresarial – como foi a apresentação de Pedro Resende, da start-up OWL, sobre o poder de um bom pitch; ou a importância do conhecimento legal na exploração do Espaço, com a de Helena Mendonça, consultora da VdA - Vieira de Almeida.

As equipas tiveram a possibilidade de receber mentoria dos oradores presentes. O primeiro dia terminou em grande com uma visita ao OGAUC e uma observação astronómica, organizada pelos investigadores Nuno Peixinho, Ricardo Gafeira e Teresa Barata. Já o último dia terminou com a apresentação dos pitchs pelas equipas e a entrega dos prémios aos vencedores.

Todos os anos, com oradores diversos e conhecimento valioso para partilhar, a Coimbra Space Summer School é o palco que permite o nascimento de ideias disruptivas, onde o Espaço ocupa o papel de protagonista e a criatividade dos participantes dá força ao enredo desta viagem galáctica de descoberta do potencial do Cosmos.

Voltar
Go Icon
Top