Com mais de 30 participantes de 16 nacionalidades, a edição deste ano da Coimbra Space Summer School celebrou 10 anos de existência e não podia estabelecer esta meta com uma melhor edição.
O evento, organizado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) em parceria com a ESA Space Solutions, o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra(OGAUC) e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, realizou-se no início de setembro com o objetivo de premiar ideias de negócio que façam uso de tecnologia espacial. Nesse sentido, a semana começou com a apresentação do programa New Space Portugal, descrevendo aos participantes o que se está afazer em Portugal no setor do espaço e como o País quer evoluir nos próximos anos.
Ao longo dos três dias, os participantes – na sua maioria estudantes do Ensino Superior, oriundos de diversas universidades do País e, tal como no ano passado, alunos do mestrado internacional GeoPlaNet – tiveram a oportunidade de trabalhar em equipas constituídas por membros de diversos meios académicos com diferentes inputs para partilhar, o que permitiu a elaboração de abordagens inovadoras no solucionamento de problemas atuais. Além disso, oradores do domínio empresarial, académico e científico partilharam a sua valiosa experiência, formação e conhecimento com conferências relacionadas com a ciência do Espaço (como o impacto das tempestades geomagnéticas no sistema de transportes, pela investigadora Rute Santos), e com a vertente empresarial – como foi a apresentação de Pedro Resende, da start-up OWL, sobre o poder de um bom pitch; ou a importância do conhecimento legal na exploração do Espaço, com a de Helena Mendonça, consultora da VdA - Vieira de Almeida.
As equipas tiveram a possibilidade de receber mentoria dos oradores presentes. O primeiro dia terminou em grande com uma visita ao OGAUC e uma observação astronómica, organizada pelos investigadores Nuno Peixinho, Ricardo Gafeira e Teresa Barata. Já o último dia terminou com a apresentação dos pitchs pelas equipas e a entrega dos prémios aos vencedores.
Todos os anos, com oradores diversos e conhecimento valioso para partilhar, a Coimbra Space Summer School é o palco que permite o nascimento de ideias disruptivas, onde o Espaço ocupa o papel de protagonista e a criatividade dos participantes dá força ao enredo desta viagem galáctica de descoberta do potencial do Cosmos.
“A importância do Espaço” foi tema em destaque no programa Sociedade Civil, da RTP2, que contou com a participação de quatro organizações que integram a Agenda New Space Portugal: GEOSAT, CEiiA, Omnidea e N3O.
Durante a conversa, discutiu-se o desenvolvimento que o setor espacial português está a viver e a capacidade de atrair e reter talento para os projetos inovadores em curso. Projetos que, ao longo da próxima década, ambicionam posicionar o País como uma nação espacial, promovendo a tecnologia desenvolvida em Portugal nos mercados globais de Sustentabilidade, Segurança e Defesa.
Também se abordou a necessidade de mecanismos de investimento eficazes que permitam ao País consolidar uma ‘economia do novo espaço’, reforçando a importância desta aposta num setor tão estratégico como o setor espacial, atualmente em aceleradíssimo crescimento a nível mundial.
Programa completo aqui.