No âmbito do desenvolvimento da ConstelaçãoVDES (WP11), a Lusospace convocou a 1ª Reunião presencial nas suas instalações, em Lisboa, no dia 21 de novembro de 2023, com os parceiros técnicos IT, INEGI,FHP, ISQ, e de gestão NewSpace Portugal e AValor. O encontro teve como foco principal partilhar a visão estratégica e alinhar com o consórcio o planeamento ambicioso do programa, até dezembro de 2025, com os 27 elementos presentes.
A parceria liderada pela LusoSpace enfrenta o desafio de desenvolver e produzir integralmente em Portugal antenas RF para comunicação VDES, integrando-as na constelação composta por 12 satélites, satélites esses também desenvolvidos e integrados em Portugal. Este desenvolvimento contará com o IT para a criação do sistema RF da antena, oINEGI para o sistema mecânico, o FHP para a produção das antenas e o ISQ no suporte à realização de testes de qualificação.
Durante esta sessão de trabalho, as equipas técnicas e de gestão compartilharam as suas perspectivas individuais, destacando desafios e oportunidades específicas.
A NewSpace Portugal e a AValor prestaram o seu contributo esclarecendo aos parceiros as principais interfaces de gestão e de reporte da Agenda.
Um dos destaques da reunião foi a procura activa pelo alinhamento de objetivos. Os parceiros reconheceram a importância de encontrar pontos de articulação comum e desenvolver métodos de optimização dos canais de comunicação.
O brainstorming realizado para a partilha e recolha de riscos demonstrou um compromisso coletivo em antecipar desafios potenciais. A comunicação e a gestão de risco destacaram-se como basilares neste desenvolvimento para uma coordenação eficaz, visando maximizar a agilização e impacto das acções planeadas.
No final da reunião, ficou evidente que este consórcio não é apenas uma colaboração técnica, mas uma aliança estratégica com objetivos ambiciosos. A determinação demonstrada por todos durante esta reunião sugere um futuro promissor para a Constelação VDES, marcado pela inovação, coordenação eficiente e conquistas significativas no sector aerospacial em Portugal.
“A importância do Espaço” foi tema em destaque no programa Sociedade Civil, da RTP2, que contou com a participação de quatro organizações que integram a Agenda New Space Portugal: GEOSAT, CEiiA, Omnidea e N3O.
Durante a conversa, discutiu-se o desenvolvimento que o setor espacial português está a viver e a capacidade de atrair e reter talento para os projetos inovadores em curso. Projetos que, ao longo da próxima década, ambicionam posicionar o País como uma nação espacial, promovendo a tecnologia desenvolvida em Portugal nos mercados globais de Sustentabilidade, Segurança e Defesa.
Também se abordou a necessidade de mecanismos de investimento eficazes que permitam ao País consolidar uma ‘economia do novo espaço’, reforçando a importância desta aposta num setor tão estratégico como o setor espacial, atualmente em aceleradíssimo crescimento a nível mundial.
Programa completo aqui.