Na semana passada, a NEW SPACE PORTUGAL marcou presença no AED DAYS, um dos eventos mais relevantes do sector aeroespacial português que este ano assinalou a sua 11.ª edição.
Organizado pelo AED Cluster Portugal, o evento, que decorreu durante três dias em Oeiras, reuniu diversos profissionais da área da Aviação e do Espaço para refletir sobre os desafios atuais e futuros do setor e desenvolver parcerias institucionais, comerciais e outras, com especial enfoque no ecossistema português.
A NEW SPACE PORTUGAL teve, assim, oportunidade de mostrar aos participantes a evolução do projeto que vai colocar Portugal no panorama espacial internacional, nomeadamente com o desenvolvimento de satélites de Alta e Muito Alta Resolução para a futura Constelação Atlântica, e a Constelação VDES, para comunicações marítimas.
“A importância do Espaço” foi tema em destaque no programa Sociedade Civil, da RTP2, que contou com a participação de quatro organizações que integram a Agenda New Space Portugal: GEOSAT, CEiiA, Omnidea e N3O.
Durante a conversa, discutiu-se o desenvolvimento que o setor espacial português está a viver e a capacidade de atrair e reter talento para os projetos inovadores em curso. Projetos que, ao longo da próxima década, ambicionam posicionar o País como uma nação espacial, promovendo a tecnologia desenvolvida em Portugal nos mercados globais de Sustentabilidade, Segurança e Defesa.
Também se abordou a necessidade de mecanismos de investimento eficazes que permitam ao País consolidar uma ‘economia do novo espaço’, reforçando a importância desta aposta num setor tão estratégico como o setor espacial, atualmente em aceleradíssimo crescimento a nível mundial.
Programa completo aqui.