O Planeta Digital é um dos pontos fundamentais da Agenda New Space Portugal, focado na criação de produtos de valor acrescentado para o mercado de observação da Terra, integrando e fundindo dados de diferentes fontes: "in-situ" e remotas. Em particular, os diferentes copromotores procuram centrar-se em aplicações que alavanquem as características das futuras constelações resultantes da Agenda (VHR, HR, SAR, VDES/AIS, ou payloads IoT), para os diversos verticais: Defesa e Segurança, Gestão de Emergências, Agricultura e Floresta, Oceano, Energia, Cidades Inteligentes, Sustentabilidade entre outros.
Todas as aplicações desenvolvidas deverão endereçar necessidades específicas do mercado, permitindo igualmente a integração em diferentes ecossistemas comerciais obrigando ao alinhamento de requisitos a diferentes níveis de interoperabilidade: modelos e formato de dados, APIs e outros standards relativamente à qualidade, segurança e escalabilidade.
Este pacote de trabalho tem como principais outputs: a plataforma do Planeta Digital enquanto agregadora dos produtos desenvolvidos no âmbito do consórcio, bem como os produtos de observação da Terra desenvolvidos e/ou prototipados.